Escolha uma Página

Dicas de leituras nas férias são sempre bem-vindas, pois ler é momento de viajar, relaxar e descobrir!

As férias chegaram, para a alegria de todos. Com as férias, vem também brincadeira, dias de sol, viagens, aventuras, alegria e muita leitura. Isso mesmo, as férias são ideais para colocar a leitura em dia. Você escolhe o que quer ler e lê por puro prazer, é uma redescoberta da leitura. Sem trabalhos a elaborar ou metas a serem atingidas, será apenas o livro lhe convidando para uma viagem inesquecível rumo ao mundo da imaginação, conhecimento e diversão. Por isso, aproveite.
Segue uma lista preparada com carinho com dicas de leituras para o período das férias. Esta lista não é para classificar os melhores, não. São apenas livros lindos que servirão como sugestão e estímulo para você que ama ler. Seja criança pequena ou grande, todos podem apreciar boas histórias e belas ilustrações, tornando a leitura um momento de prazer e alegria e que seja sempre assim.

Então, vamos lá, inspire-se e escolha suas leituras de férias, reúna pai, mãe, irmãos, cachorro ou mesmo sozinho e voe alto, dê gargalhadas, aprenda e se emocione com boas histórias.

As dicas são para leitores de todos os gostos: iniciantes, amantes de livros interessantes e bonitos ou leitura compartilhada!

Aí vão elas:

 

1. Quando a família sai de férias

O que acontece em casa quando todos saem de férias? Ao trancar as portas para sair de férias, cria-se dentro de casa um outro fantástico universo, com personagens do nosso cotidiano que estão sempre tão presentes, mas que nem sempre têm a nossa atenção. Quem será que são eles? Solte a imaginação com as crianças através desde belo e divertido livro ilustrado de Maja Celija. As ilustrações contam a história que também pode ser recriada por você.

Quando a família sai de férias

Autora e ilustradora: Maja Celija

Editora: Pulo do Gato

 

 

2. Bom dia todas as cores!

O camaleão acorda feliz da vida para curtir um belo dia de primavera. Coloca a sua cor favorita, cor-de-rosa, e sai pela floresta alegremente. Acontece que ele é sempre muito bonzinho e quer agradar a todos os amigos. O que fazer então? Por onde ele passa, os amigos vão sugerindo uma nova cor. Qual será a decisão do nosso amigo camaleão?
Uma bela história de Ruth Rocha, que questiona a importância de respeitar as nossas próprias vontades e fazer valer a nossa opinião afinal, quem não agrada a si mesmo, não consegue agradar ninguém.

Bom dia todas as cores!

Autora: Ruth Rocha

Ilustradora: Madalena Elek

Editora: Salamandra

 

 

3. Até as princesas soltam pum

Laura chegou da escola muito irritada pois o Marcelo criou uma grande confusão com as meninas. Ele afirma que a Cinderela soltava pum! Ao questionar o pai se as princesas realmente soltavam pum, Laura recebe uma resposta com carinho, criatividade e bom-humor. Como uma surpreendente explicação, o pai de Laura procura explicar a mais pura verdade para sua filha, sim, até as princesas soltam pum. Um livro imperdível e divertido que quebra paradigmas e mostra ao leitor que certos fenômenos são comuns em todos os seres humanos. Para quem ainda não leu, não perca tempo, é demais!

Até as princesas soltam pum

Autor: Ilan Brenman

Ilustrador: Ionit Ziberman

Editora: Brinque-book

 

 

4. Ruído

A cidade de Patrícia era uma das mais silenciosas do mundo. Ninguém fazia barulho a não ser nos dias de festa que eram devidamente agendados para não causar bagunça na cidade. Até que um belo dia, chega um circo ambulante na cidade e no dia da apresentação do circo, aquele que parecia um dia normal, vive grandes e inesperadas surpresas deixando os moradores e a cidade de cabeça para baixo. E tudo começa com o ruído do radinho de Patrícia, tocando ao ritmo de um chá-chá-chá. Esse livro é fantástico, inusitado, animado, um pouco maluco e adorável. Um dos nossos favoritos aqui em casa e por isso, a leitura é recomendadíssima. Diversão garantida.

Ruído

Autor: Pablo Albo

Ilustrador: Guridi

Editora: Gato Leitor

 

 

 

5. O meu avô

O meu avô acorda todos os dias às 6 da manhã. O Dr. Sebastião acorda às 7. Cruzam-se todos os dias à mesma hora, trocam os bons-dias como quem troca presentes e sorriem amavelmente. E esta história segue assim, narrada em primeira pessoa pelo neto que vai desenrolando o cotidiano de seu avô que, ao mesmo tempo, vai sendo comparada pela autora e ilustradora, através de suas fantásticas imagens, com o mundo do Dr. Sebastião.
Eu estou encantada com os livros de Catarina Sobral, são de uma riqueza sem tamanho, tanto o texto quanto as ilustrações, recheados de referências artísticas. Uma beleza de livro que nos ajuda a refletir sobre o tempo, sua passagem e como é aproveitado. Eu encontrei este tesouro em uma biblioteca aqui em Estocolmo. Adorei, recomendo e deixo aqui o trailer do livro para você.

O meu avô

Autora e ilustradora: Catarina Sobral

Editora: Orfeu Negro

 

 

6. Nuno e as coisas incríveis

As imagens contam belas histórias, de todos os tipos e com muitas cores. Nuno, é uma história de coragem, de esperança e perseverança contada por lindas ilustrações.
Nuno vivia a desenhar e buscava inspiração em tudo e no todo. Nuno se admirava diante o majestoso tanto quanto ficava fascinado com o que parecia ser ínfimo. A inspiração se escondia em qualquer lugar. Ao conhecer Nina, que adorava e brincava com as palavras, surge o embate. Nina não conseguia enxergar a vida com os olhos de Nuno. Qual será o incrível final desta história? Só conferindo para saber.
Neste livro surpreendente, uma obra de arte, André Neves leva o leitor para uma viagem no mundo das imagens que, ao mesmo tempo, se torna uma viagem de autoconhecimento. Incrivelmente sensível e fascinante, Nuno me ensinou a ler e sentir a emoção e a força das ilustrações em livro infantil, então quero muito compartilhar com você também. Não deixe de conferir.

Nuno e as coisas incríveis

Autor e ilustrador: André Neves

Editora: Jujuba

 

 

7. Daqui ninguém passa!

Um general que queria muito ser o herói da história e, neste caso, ser herói para o general era aparecer em um livro. Para isso, reúne seus soldados e dá uma ordem absurda. Ninguém pode passar para a próxima página. Diversos personagens incríveis e divertidos ficam concentrados em apenas uma página querendo atravessar, mas o soldado não permite, seguindo as ordens de seu general. Como será resolvido este confronto? Você tem que correr para ler. Aproveite para pensar um pouco sobre o que é necessário para ser um herói. Divirta-se com a sugestão de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho.
Um livro com ilustrações animadas, engraçadas e onde cada cantinho de página se esconde uma surpresa, uma personagem, uma história. Confira aqui o trailer fantástico e me diga, é possível não amar este livro?

Daqui ninguém passa!

Autora: Isabel Minhós Martins

Ilustrador: Bernardo P. Carvalho

Editora: Planeta Tangerina

 

 

8. Letras de Carvão

Certo dia, uma mãe orgulhosa observando seu filho a escrever contos, começa a recordar de como ela mesma tinha aprendido a ler. Gina, sua irmã mais velha recebia cartas uma vez por mês de Miguel, um jovem médico que havia trabalhado alguns meses no povoado. Um povoado alegre e colorido, cercado de palavras, elas estavam em todos os lugares, mas poucos sabiam ler. Ela e sua irmã Gina passavam horas observando as cartas, tentando decifrá-las, mas não conseguiam ler. Na vontade imensa de ajudar a irmã, a garota toma a decisão de trabalhar na venda do senhor Veloso, um dos únicos que sabia ler na região, em troca de lições para aprender as letras e, consequentemente, a ler.

Como não embarcar nesta história que mostra que o aprendizado está em todo lugar, em todo o momento? Depende de cada um ter sensibilidade para perceber as oportunidades e agarrá-las com determinação. Ao final do livro temos um texto complementar da autora que conta um pouco sobre as comunidades rurais na Colômbia, onde por muito tempo o conhecimento era difundido pela tradição oral, como também em grande parte a América Latina, muito interessante. As ilustrações são vivas e alegres, espelhando a cultura local. Um livro lindo, uma história comovente. Leitura altamente recomendada.

Letras de carvão

Autora: Irene Vasco

Ilustrador: Juan Palomino

Tradução: Márcia Leite

Editora: Pulo do Gato

 

 

9. AbrapracabraBrasil!

Eu não poderia deixar de citar a viagem pelo Brasil feita pela cabrinha mais querida do momento. O livro, que é na verdade a continuação do Abrapracabra, é a história de uma cabra que um dia, ao caminhar perto de sua casa, encontra uma lâmpada mágica e tem a possibilidade de realizar todos os seus desejos. Cansada de sua vida tranquila no sertão do nordeste brasileiro, a cabra deseja viajar para um lugar agitado e vai cair logo na minha querida São Paulo. Lá conhece o amigo jacaré, guia turístico, e os dois começam a viajar pelo Brasil a fora.

O livro reserva muitas aventuras e muitos lugares maravilhosos deste país imenso, que tem dentro de si o mundo todo, chamado Brasil. Fernando Vilela escreve um texto muito legal, praticamente cantado, cheio de melodia, rimas, divertido e seguido por suas ilustrações alegres, de muitas cores, com a cara do Brasil. Um livro adorável que você irá ler e reler muitas vezes. Tomara que pinte por aí o terceiro livro, quem sabe né?

AbrapracabraBrasil!

Autor e ilustrador: Fernando Vilela

Editora: Brinque-book

 

 

10. Malala, a menina que queria ir para a escola

Em uma leitura que pode ser compartilhada, para iniciantes, intermediária, recomendado para crianças entre 6 – 11 anos, mas na minha opinião pode ser lido até por mais velhos, este livro-reportagem relata às crianças a vida da paquistanesa Malala Yousafzai, Nobel da Paz de 2014. A descrição com riqueza de detalhes transporta o leitor para o mundo de Malala, o lugar em que ela cresceu, como se dedicou e se destacou na escola, os perigos pelo qual viveu e sua luta para defender os direitos da educação infantil feminina em sua região natal do vale do Swat.

Durante todo o livro, existem trechos explicando alguns termos locais utilizados e principalmente a cultura da região. No fim do livro, ainda tem um caderno de fotos da jornalista e autora do livro Adriana Carranca. Uma leitura indispensável para as férias, que ensina e oferece as crianças um exemplo de luta, dedicação e coragem.

Malala, a menina que queria ir para a escola

Autora: Adriana Carranca

Ilustradora: Bruna Assis Brasil

Editora: Companhia das Letrinhas

Antes de desejar boas férias, quero dedicar este espaço especial para a poesia. Os versos também devem e merecem ser apreciados, nas férias então, são muito bem-vindos. E através deste livro extraordinário, eles estão maravilhosamente representados.

 

 

Um dia, um rio

Um rio.
Cama de canoa,
Espelho de lua,
Caminho de peixe,
Carinho de pedra.

Assim começa a trajetória deste rio, como muitos rios neste mundo a fora. Alguns ainda limpos, belos e cheios de vida, outros mortos pela ação do homem que ainda insiste em não dar a natureza o seu devido valor. Um livro forte, de imagens que em alguns momentos cantam e em outros gritam por socorro. Uma obra enternecedora, sensível, um casamento perfeito entre texto e imagem. Escrito para todos e que deve ser lido por todos. Como o percurso de um rio, a poesia de Leo Cunha emociona e provoca no leitor todos os sentimentos do mundo.
Todas as vezes que eu paro agora para apreciar um rio, começo a pensar nesta poesia, neste livro e no que pode ser feito para que muitos rios que já foram destruídos sejam salvos da ganância humana. O que pode ser feito? Eu acredito que com leituras como esta podemos começar a refletir, e você? Leitura absolutamente necessária, livro lindo. Mergulhe você também na história deste rio.

Um dia, um rio

Autor: Leo Cunha

Ilustrador: André Neves

Editora: Pulo do Gato

Deixo aqui para você um verso final da poesia de Leo Cunha e o trailer do livro:

Flores nascem no deserto,
A água brota na rocha
E a luz, da escuridão.
Serei um rio,
Um dia.

Eu poderia ficar eternamente escrevendo sobre livros, com uma lista que não acabaria nunca. Por enquanto, acredito que está muito bom, não é mesmo? Boas férias, boas leituras!

Não deixe de comentar o que achou dos livros ou escrever novas sugestões. Eu gostaria muito de conhecer sua indicação de leitura ou que livro você já está lendo nas férias com seus filhos. Participe!

Até o próximo post!

 

Gabriella Teixeira é formada em Comunicação Social e trabalha como professora de Português como Língua de Herança na Suécia. Apaixonada por literatura infantojuvenil, em 2015, criou o projeto, Cantinho da história na Suécia, onde realiza diversas contações de histórias em português nas bibliotecas de Estocolmo e também em Uppsala.