Escolha uma Página

Incentivo à leitura em diferentes línguas

Celebrando a literatura infantil ao redor do mundo!

 

Todos os anos, em novembro, a Semana Nacional do Livro Infantil na Suécia é celebrada juntamente com o Dia Nacional da Leitura. Foi em 1999, que o Svenska Barnboksinstitutet, em colaboração com o Lärarförbundet, Sindicato dos Professores, estipulou a quinta-feira na semana 46 para um dia nacional de leitura em todas as escolas do país.

É durante esta semana que os municípios, bibliotecas e escolas apresentam e trabalham diversas atividades para o incentivo e estímulo da leitura entre crianças e jovens na Suécia. Em muitos lugares ao redor do país, são organizados eventos para fins de leitura.

Os profissionais ligados ao ensino de língua materna (Modersmål) em todos os municípios não ficam de fora da comemoração. Todos podem participar ativamente. A Biblioteca Internacional de Estocolmo, promove todos os anos neste período a Barnboksvecka para que esta integração seja possível, e os principais objetivos são:
 incentivar e estimular nas crianças e jovens que tenham a língua materna diferente do sueco o hábito da leitura e da escrita
 aumentar o conhecimento entre bibliotecas suecas e autores de literatura infantojuvenil nos países selecionados
 proporcionar aos autores convidados encontros com autores suecos para troca de experiências e informações sobre a literatura sueca para crianças e jovens

Os autores convidados conhecem as crianças e adolescentes com outras línguas que não o sueco nas escolas ou nas bibliotecas. Os autores não só permanecem em Estocolmo, mas também realizam eventos em outros lugares da Suécia. Além das crianças, eles também conhecem pais, colegas suecos, bibliotecários e professores de língua materna.

Faz quatorze anos que a Biblioteca Internacional de Estocolmo, com o apoio do Kulturrådet, organiza este encontro de diferentes autores ao redor do mundo. A cada ano, diferentes idiomas têm a possibilidade de serem escolhidos e participarem como destaque. Os idiomas escolhidos este ano foram: o português, o polonês e o tailandês; e os autores convidados este ano são:

André Neves, escritor e ilustrador brasileiro com vários livros publicados e importantes prêmios como: Prêmio Luís Jardim, Prêmio Jabuti, Prêmio Açorianos e o Prêmio Speciali, do Concurso Lucca Comics e Games na Itália. O autor é um dos mais proeminentes da literatura infantil brasileira e reconhecido internacionalmente por obras publicadas na Itália, França, Portugal, Espanha, Turquia, China, Chile, Japão, México. Sua primeira tradução em sueco é TOM, livro sensível e poético, com imagens fortes e cativantes que trazem no enredo a relação de dois irmãos, um deles autista. O leitor dialoga com imagens, palavras e suas várias interpretações.
Além das suas criações, André considera-se um promotor da leitura. No Brasil promove encontros com leitores, professores, mediadores de leitura, bibliotecários, artistas e todos aqueles que têm interesse por momentos de prazer e fantasia. Além disso é professor de ilustrações da prestigiada Scuola Internazionale d’illustrazione Stepan Zavrel, Sarmede, Itália.

Barbara Gawryluk, autora de livros infantojuvenil da Polônia, também possui licenciatura em sueco e traduz a literatura infantil sueca para o polonês. Ela também é jornalista e é responsável por um programa de rádio literário para crianças e adolescentes

Cheewan Wisasa, um dos principais contadores de histórias da Tailândia, escritor infantil e cartunista.

 

A Língua Portuguesa será celebrada com a visita do autor e ilustrador brasileiro, André Neves. Será uma semana incrível de visitas e muita leitura em diferentes Bibliotecas da Suécia. O autor terá oportunidade de apresentar seu trabalho, trocar informações com os outros autores, conversar e realizar atividades com os leitores e conhecer um pouco sobre a literatura infantojuvenil na Suécia.

Entre os livros que serão apresentados estão: Obax, Margarida, Malvina, Entre Nuvens, Lino, Tom, Nuno e as coisas incríveis e Um dia, um rio, escrito por Leo Cunha e ilustrado por André Neves.

Confira abaixo a agenda das atividades da Semana Nacional do Livro Infantil – Barnboksveckan para o autor e ilustrador André Neves, e não deixe de comparecer na Biblioteca mais próxima de você!

 

Segunda-feira, 13/11
Seminário aberto com os três autores na Stadsbibliotek em Estocolmo.
– a partir das 17h30: recepção e venda de livros
– das 18h às 19h30: seminário aberto
Compareça e faça perguntas para o autor!

 

Terça-feira, 14/11
Biblioteca de Borås
Borås stadsbibliotek, responsável: Johan Webber.

 

Quarta-feira, 15/11
Biblioteca de Hallunda – Botkyrka das 14h às 16h
Responsável: Gabriella Teixeira – professora de Português como língua materna em Botkyrka.

Biblioteca de Södertälje – das 17h às 18h30
Responsável: Catarina Stichini – professora de Português como língua materna em Södertälje.
Evento do Facebook disponível aqui.

 

Quinta-feira, 16/11
Stadsbibliotek Uppsala – às 14h30
Responsável: Marizete Roos – professora de Português como língua materna em Uppsala.

 

Sexta-feira, 17/11
Västerås – CANCELADO

Bbiblioteca Internacional de Estocolmo – às 18h00
Responsáveis: Gizela Sladic e Gabriella Teixeira

 

 

Em todas as Bibliotecas, André Neves contará um pouco de sua trajetória como autor, ilustrador e promotor da literatura para infância. Ele também apresentará o processo de criação de Um dia, um rio, escrito por Leo Cunha e ilustrado por André Neves, trocará ideias com os participantes e fará atividades visuais.

Não deixem de comparecer, é uma oportunidade única e imperdível!

Para mais informações sobre a Barnboksvecka, veja aqui ou entre em contato com Gizela Sladic através do endereço eletrônico: [email protected]

Até lá!

Não esqueça de curtir, compartilhar e comentar.

 

Gabriella Teixeira é formada em Comunicação Social e trabalha como professora de Português como Língua de Herança na Suécia. Apaixonada por literatura infantojuvenil, em 2015, criou o projeto, Cantinho da história na Suécia, onde realiza diversas contações de histórias em português nas bibliotecas de Estocolmo e também em Uppsala.